Uma das maiores dúvidas para quem está esperando receber o valor de um precatório é na hora de vendê-lo, já que fica o questionamento sobre quem de fato compra um precatório. Saber como funciona esse mercado é fundamental para que a pessoa consiga ter acesso ao seu valor de forma eficiente e ágil.
Pensando nisso, trouxemos este artigo explicando sobre o mercado dos precatórios. Boa leitura!
Aqui você encontrará os seguintes tópicos
ToggleO que são as empresas que compram precatórios?
Antes de entender como funciona a venda de precatórios, é importante saber o que são de fatos precatórios! Os precatórios são títulos emitidos pelo Poder Judiciário como forma de pagamento de dívidas que ele deve a indivíduos ou entidades após ser condenado judicialmente.
Porém há uma série de problemas nos precatórios, como a demora e o atraso nos pagamentos. Entretanto, muitas pessoas não conseguem esperar esse dinheiro sair. E nessa parte entram as empresas, como instituições bancárias privadas, corretoras, empresas de consultoria ou dívidas tributárias que compram os títulos dos credores que necessitam do dinheiro agora.
Lembrando que essa prática tem previsão constitucional, já que as empresas precisam obedecer trâmites legais para uma negociação ser validada. Por isso, é importante ter uma equipe multidisciplinar, na qual os colaboradores se especializam na negociação de títulos.
Como operam as empresas que compram precatórios?
O processo de venda do precatório envolve o cedente (o vendedor e titular do título), o cessionário (comprador do precatório) e o crédito cedido (objeto da cessão), que é o que será transmitido com a venda.
Há diferentes modalidades de contrato, como o contrato de empréstimo (o investidor antecipa o dinheiro e cobra juros à medida que o processo estiver tramitando no Judiciário), a antecipação de valores (o comprador antecipa os valores que a parte teria direito se vencesse o processo) ou, a mais comum e simples, a aquisição do precatório com deságio.
Dessa maneira, o processo de venda funciona da seguinte forma: o autor do processo decide vender o precatório para compradores especializados e a empresa faz uma proposta, considerando uma taxa de desconto que está atrelada à expectativa de tempo para o recebimento judicial. Com isso, as partes assinam um contrato e é feita a transferência do título e do valor.
Entretanto é importante que você consulte seu precatório para ter acesso aos dados referentes ao andamento do processo. Isso facilita o acompanhamento de prazos e resultados de pagamentos. A Mydas já fez um artigo explicando o passo a passo para consultar o precatório através do CPF.
Lembrando que o valor da venda é mais baixo do que o esperado pelo processo, pois é levado em consideração o risco de frustração da execução, morosidade do processo de execução, a reserva dos honorários advocatícios e de tributos, além de outras variáveis. Porém, apesar disso, é mais benéfico em situações em que o credor não tem condições de esperar o pagamento por muitos anos.
Qual a vantagem em vender precatórios?
Dependendo das circunstâncias, a venda de um precatório pode ser benéfica para o titular.
Uma das principais vantagens é a possibilidade de receber uma parte significativa dos recursos de forma antecipada, já que, ao invés de aguardar o pagamento parcelado ao longo do tempo, a venda do precatório permite ao titular receber um montante considerável de uma só vez.
Além disso, devido à demora do processo, o pagamento do precatório pode estar sujeito a atrasos e incertezas. Com isso, ao vender o precatório, o titular transfere esses riscos para o comprador, que assume a responsabilidade de receber o pagamento no futuro.
Para quem posso vender meu precatório?
Ao considerar a venda de um precatório é importante realizar pesquisas, buscar referências e avaliar as opções disponíveis, já que envolve valores altos. Por isso, deve-se escolher a empresa com muita cautela e atenção.
A Mydas já fez um post explicando como escolher a empresa para vender o precatório. Caso queira saber mais, clique aqui!
Porém, há uma série de possibilidades para a venda dos títulos, como:
- Investidores privados, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas interessadas em adquirir precatórios como forma de investimento;
- Empresas especializadas em compra de precatórios, que têm experiência e conhecimento do mercado e podem oferecer opções de compra aos titulares.
- Fundos de investimento, que oferecem uma alternativa para o titular do precatório, permitindo que eles vendam o título e obtenham recursos financeiros antecipados.
Bancos compram precatórios?
A resposta é sim! Alguns bancos e instituições financeiras têm departamentos específicos ou parcerias com empresas especializadas em compra de precatórios. Essas instituições financeiras podem adquirir precatórios como parte de suas atividades de investimento e como forma de buscar potenciais retornos financeiros.
No entanto, é importante ressaltar que nem todos os bancos compram precatórios e que suas políticas e critérios podem variar. Além disso, a venda de um precatório para um banco pode estar sujeita a condições específicas, como análise de crédito e negociação dos termos e condições.
A Mydas Precatórios
Fundada em 2018, a Mydas Precatórios é uma empresa especializada na antecipação dos valores a receber pelo titular do crédito. Contamos com uma equipe especializada para auxiliar e tirar dúvidas durante todo o processo de negociação.
Por isso, entre em contato conosco e tenha um atendimento personalizado! E caso você tenha gostado do conteúdo e quer saber mais sobre o mundo dos precatórios, acesse nosso blog!